Sábado, 08 de Maio de 2021
99 99999-9999
Comer e Beber Nutrição

Alimentação saudável é essencial na prevenção ao câncer

Alimentação saudável é essencial na prevenção ao câncer

13/04/2021 21h54
Por: Saiba Hoje
Alimentação saudável é essencial na prevenção ao câncer
Alimentação saudável é essencial na prevenção ao câncer

Uma dieta balanceada e saudável é um dos principais fatores que contribuem para a prevenção de várias doenças, entre elas, o câncer, que segundo a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS, é a segunda principal causa de morte no mundo. Cerca de um terço dos casos estão relacionados a hábitos comportamentais e alimentares, entre eles: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais e falta de atividade física.  

Segundo Bettina Del Pino, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição, a primeira dica é evitar alimentos xenobióticos, ultraprocessados, com predominância de aditivos químicos, como corantes e estabilizantes. "Estes são impulsionadores de mudanças hormonais que podem desencadear o desenvolvimento de células malignas. Por isso, sempre que possível, é aconselhado trocar por opções mais saudáveis e orgânicas".  

Bettina orienta priorizar alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas, pois são fortes aliados na prevenção de doenças, como o câncer.  

Abaixo, a nutricionista elenca algumas opções para incluir na rotina alimentar:  

Uva: a fruta possui grandes quantidades de flavonoides e resveratrol, poderosos antioxidantes, que auxiliam no retardo do crescimento de células malignas no corpo.  

Melancia, morango e tomate: são ricos em licopeno, que ajuda a proteger as células do organismo contra os radicais livres, além de estimular o sistema imunológico.  

Cenoura, abóbora e manga: contêm grande quantidade de carotenoides, que combatem os radicais livres.  

Brócolis e couve-flor: com alta presença de sulforafano, molécula capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário, esses alimentos são fortes aliados. Recomenda-se o consumo regular de, pelo menos, meia xícara de chá.  

Soja: o grão e seus derivados orgânicos, como o leite e o tofu, contêm fitoestrogênio, substância que ajuda a proteger contra o desenvolvimento de células cancerígenas.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.